Image without alt

Tecnologia Ita

Image without alt
1/3

Busca de forma

TECNOLOGIA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

Nos métodos convencionais de concepção estrutural, a geometria do arranjo precede o dimensionamento. Nos métodos de busca de forma (form-finding), por sua vez, é possível utilizar algoritmos evolutivos para encontrar as soluções ótimas para um dado contexto, equilibrando eficiência estrutural, requisitos funcionais e considerações estéticas, através da parametrização de múltiplas geometrias de forma integrada ao cálculo.  

De forma geral, esse método emprega princípios matemáticos, analogias físicas e algoritmos computacionais para buscar a forma que minimiza o consumo de material da estrutura. Apesar da complexidade, a busca de forma é bastante útil em projetos de estruturas de maior escala, onde a eficiência estrutural é fundamental para a viabilidade econômica da edificação.

Image without alt
2/3

Projeto baseado em desempenho

TECNOLOGIA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

O design baseado em desempenho (performance-based design) envolve uma abordagem que se concentra em alcançar objetivos específicos de desempenho, como segurança, durabilidade, sustentabilidade e funcionalidade, em vez de aderir estritamente a códigos ou padrões pré-determinados.

3/3

Simulação de túnel de vento

TECNOLOGIA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

Através de software de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), podemos realizar análises detalhadas do impacto do vento nas estruturas, identificando áreas de alta pressão, arrasto e turbulência que podem afetar seu desempenho. Isso nos permite otimizar o projeto e o detalhamento estrutural, garantindo estabilidade e integridade para os projetos mais ousados.

1/2

Beaver

ENGENHARIA DE SOFTWARE

A ITA desempenha um papel ativo no desenvolvimento do Beaver Parametric, um software brasileiro de código aberto projetado para simplificar a análise paramétrica de estruturas de madeira. Este projeto colaborativo envolve desenvolvedores de diversos continentes e possui mais de duas mil licenças ativas ao redor do mundo, sendo atualmente adotado por universidades em mais de vinte países.

2/2

Sagui

ENGENHARIA DE SOFTWARE

O Sagui é um conjunto de aplicações de modelagem, análise e projeto estrutural, desenvolvidas pela equipe de programação da ITA. Seu módulo de análise permite a integração de processos de diversos softwares especializados em uma única interface, garantindo fluidez e segurança no processo de projeto.

O Sagui concentra uma biblioteca crescente de soluções em constante aprimoração. Seu módulo de desenho permite a modelagem paramétrica das conexões típicas desenvolvidos pela ITA ao longo de sua história.

1/3

Centro de usinagem CNC

TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO

Uma das pioneiras no uso de máquinas de comando numérico para usinagem de madeira estrutural no país, a ITA é proprietária de duas máquinas Hundegger K2i, considerada a melhor e mais rápida CNC do mercado. Desde 2011, o investimento se provou crucial para encurtar os prazos de fabricação e atender à crescente demanda por grandes estruturas. Toda a comunicação com a máquina é feita por meio de arquivos digitais gerados por software CAD/CAM.

Image without alt
2/3

Controle de produção

TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO

Todas as ordens de produção são orientadas por software ERP, tablets e arquivos de produção, facilitando o acesso aos arquivos digitais e informações para operações de conferência, produção de peças e gerenciamento da fabricação.

Image without alt
3/3

Laboratório de ensaios

TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO

O controle de qualidade da fabricação da MLC da ITA é feito em laboratório próprio, no local, utilizando equipamentos de precisão de última geração, para a garantia da qualidade do produto.

Image without alt
1/3

Pavilhão Future Now

ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

A ITA patrocinou a execução do pavilhão Future Now em parceria com a ETH Zurich para a UIA Rio 2021. Após o congresso, o pavilhão foi doado à FAU-USP, onde é remontado anualmente pelos alunos em atividade didática da disciplina de Arquitetura e Indústria, e permanece montado por três meses ao ano como espaço expositivo. Atualmente, a FAU-USP empresta regularmente o pavilhão para atividades didáticas no IAU São Carlos e na FAU Unicamp.

Image without alt
2/3

Publicações e congresso

ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

A Ita participa regularmente de congressos internacionais de engenharia, não só para buscar tecnologia mas também para publicar suas próprias contribuições ao campo acadêmico. Destacamos a publicação de artigos no WCTE2012 (World Conference on Timber Engineergin) no Canadá, no WCTE2021 no Chile, no WCTE2023 na Noruega, e em breve na IASS2024 (International Association of Spatial Structures) na Suíça.

Image without alt
3/3

Desenvolvimento de tecnologia

ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

A ITA tem parcerias de fomento à pesquisa e educação com diversos órgãos públicos e universidades. Realizamos regularmente a doação de material para ensaios e patrocinamos a execução de estruturas projetadas por alunos de graduação e pós-graduação.