História ITA
“Inovação está no passado, presente e no futuro de Ita.”
Nascido em 1955 em uma família de carpinteiros e construtores, Hélio Olga sempre se interessou pelos processos construtivos, especialmente em madeira. Após se formar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1978, ele colaborou por dois anos com o arquiteto autodidata José Zanine Caldas, que resgatou aspectos da arquitetura colonial e vernacular.
Em 1980, Hélio solicitou a Zanine o projeto de uma casa de madeira serrada, modulada e pré-fabricada, utilizando recursos do sul da Bahia. O sistema pilar era conectado por cantoneiras de aço, de maneira simples para ser fabricado e montado por operários com menor qualificação. Foi nesse mesmo período que, junto de seu pai, fundou a Ita Construtora.
Em 1987, encomendamos um projeto de uma nova casa para o arquiteto Marcos Acayaba, professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O uso da madeira em um projeto contemporâneo foi uma novidade, considerando que a chamada "Escola Paulista" se caracterizava pelo uso intensivo do concreto. A implantação da casa e a solução estrutural tornaram o projeto internacionalmente conhecido.
Ao longo de 30 anos, trabalhamos com madeiras sustentáveis da Amazônia. Contudo, para a construção em madeira ser relevante, a matéria-prima deveria estar próxima dos grandes centros consumidores no sudeste do Brasil. Assim, em 2008, iniciamos um estudo de produção de madeira lamelada colada (MLC) com eucaliptos de média densidade, abundantes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Passamos então a trabalhar somente com MLC de eucalipto a partir de 2010, com a entrada dos sócios Claudio Oliveira, Daniel Salvatore e Vini Barreto.
No mesmo ano, sob a direção do arquiteto Mauro Munhoz, construímos uma cobertura de 12 metros de balanço para um recinto de exposições de cavalos, destacando a resistência do MLC.
Em 2016, construímos as Moradas Estudantis de Canuanã, em Tocantins, na região Norte do Brasil. Os alojamentos para 540 estudantes, com 26.000m², receberam o prêmio do RIBA International Prize 2018.
Em 2022, foram integrados como sócios João Pini, Luciana Kashiwaya, Luciano Aguiar e Rafael Nielsen.
Durante mais de 40 anos, apoiamos arquitetos em projetos ambientalmente conscientes e arquitetonicamente relevantes, mantendo a preocupação com o detalhamento e a durabilidade das estruturas em uma variedade de contextos.